03/05/2010

...Se nao der certo...mudo pra Europa....


Um assunto que eu ja queria ter postado aqui e esqueci, ai hoje minha mae me lembrou dele e resolvi postar aqui.

Bom quando fui para Goiania, em uma conversa na casa da minha avo (mae da minha mae) onde minha mae estava falando que queria ir para Europa viajar depois da campanha, mais dava desanimo da canseira de conseguir o visto, ai meu tio perguntou por que a gente nao tirava a cidadania portuguesa, ja que meu bisavo era portugues, meu avo tinha a cidadania, entao nos temos direito de ter tambem e com isso poderiamos morar na Europa e ir e vir por la. Entao depois disso comecou uma grande saga, atras das documentacoes, do meu avo e bisavo( desculpem a falta de pontuacao), nossa que canseira viu....ai a familia inteira quer tambem, resumindo primeiro temos que tirar da minha mae e meus tios pra depois tirar os nossos......entao e isso....estou correndo atras, para a gente ficar um tikim chique...hehehehe....


Apenas algumas das vantagens que vêm com o passaporte português:

Direito de fixação de residência e livre trânsito em Portugal ou em países da União Européia.


Acesso à saúde, ensino e outros direitos públicos.


Facilidades concedidas aos portugueses residêntes fora do país em relação à qualidade de ensino.


Novo posicionamento de Portugal no quadro da União Européia.


Nacionalidade ou a cidadania - duas expressões para designar a mesma realidade - são marcas da relação de pertinência do indivíduo a uma comunidade e, desde logo, a um determinado Estado. A integração de Portugal na União Européia e o desenvolvimento do País nos últimos anos conduziram a um crescimento sensível dos pedidos de atribuição e aquisição da nacionalidade portuguesa por parte de descendentes de cidadãos portugueses e de cidadãos estrangeiros casados com portugueses. As dificuldades criadas aos que pretendem emigrar e a turbulenta situação de alguns lugares do mundo têm, podem ter justificado, em outro sentido, essa mesma atitude.



O cidadão português é considerado um cidadão da União Européia, e por este motivo têm livre acesso, podendo resídir em qualquer um dos países integrantes deste tratado, como também usufruir dos direitos da nacionalidade portuguesa. A integração de Portugal na União Européia facilitou o acesso ao ensino, e melhorou as condições de saúde pública. Isto pode ser considerado mais um atrativo a estrangeiros interessados na obtenção da nacionalidade.



Tendo obtido a cidadania e tido seu passaporte Europeu emitido você poderá viajar como turista com direito de permanência de até 3 meses nos USA e Canada - sem direito a trabalhar ou estudar, que exigiria visto também de Europeus. No caso da Europa, depois de estabelecido em um determinado país e solicitado permanência estaria com situação regular também para trabalhar tendo todos os direitos de cidadão Europeu.


Um comentário:

Ana Paula e Wender disse...

pode abortar essa ideia. Vc vai vir pra ca mesmo, rum!!!!! O Canadá está te esperando.
Me conta dos seus estudos e do Will