
Direito de fixação de residência e livre trânsito em Portugal ou em países da União Européia.
Acesso à saúde, ensino e outros direitos públicos.
Facilidades concedidas aos portugueses residêntes fora do país em relação à qualidade de ensino.
Novo posicionamento de Portugal no quadro da União Européia.
Nacionalidade ou a cidadania - duas expressões para designar a mesma realidade - são marcas da relação de pertinência do indivíduo a uma comunidade e, desde logo, a um determinado Estado. A integração de Portugal na União Européia e o desenvolvimento do País nos últimos anos conduziram a um crescimento sensível dos pedidos de atribuição e aquisição da nacionalidade portuguesa por parte de descendentes de cidadãos portugueses e de cidadãos estrangeiros casados com portugueses. As dificuldades criadas aos que pretendem emigrar e a turbulenta situação de alguns lugares do mundo têm, podem ter justificado, em outro sentido, essa mesma atitude.
O cidadão português é considerado um cidadão da União Européia, e por este motivo têm livre acesso, podendo resídir em qualquer um dos países integrantes deste tratado, como também usufruir dos direitos da nacionalidade portuguesa. A integração de Portugal na União Européia facilitou o acesso ao ensino, e melhorou as condições de saúde pública. Isto pode ser considerado mais um atrativo a estrangeiros interessados na obtenção da nacionalidade.
Tendo obtido a cidadania e tido seu passaporte Europeu emitido você poderá viajar como turista com direito de permanência de até 3 meses nos USA e Canada - sem direito a trabalhar ou estudar, que exigiria visto também de Europeus. No caso da Europa, depois de estabelecido em um determinado país e solicitado permanência estaria com situação regular também para trabalhar tendo todos os direitos de cidadão Europeu.
Um comentário:
pode abortar essa ideia. Vc vai vir pra ca mesmo, rum!!!!! O Canadá está te esperando.
Me conta dos seus estudos e do Will
Postar um comentário